31 agosto 2020

Reiniciadas as aulas na UFSB no formato on-line.

 Estamos no final de agosto de 2020. Voltamos às aulas que estavam paralisadas desde meados de março de 2020.

Os componentes curriculares ministrados por mim, Universidade e Contexto Planetário (CUNI-Ilhéus) e Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Artes (turma vespertino Ferradas) retornaram, infelizmente, com número menor de estudantes por conta das dificuldades do acesso remoto.

Mas cá estamos, ainda em plena pandemia da Covid-19, retomando não somente as aulas, mas as relações entre professor-estudante e estudante-estudante que ficaram estacionadas durante cinco meses.

Para as duas turmas começamos ouvindo o que se passou nesse tempo e qual o sentimento de cada um em relação a essa doença e suas consequências em suas vidas pessoais, familiares, profissionais e, por último, acadêmicas. Foram depoimentos emocionantes, às vezes chocantes, e sempre importantes para se retomar as atividades acadêmicas de modo que a conjuntura exige: com isolamento social - cada um em sua casa, com desejo e esforço para continuar.

Reinício das aulas de PMC em Artes no formato on-line (18/ago/20)

A adaptação de todos ao formato de aulas on-line é um desafio para os estudantes e para os docentes. Novas ferramentas, nova administração do tempo de aprendizado, de realização de pesquisa, com limitação de trabalho coletivo. Mas, pareceu, a maioria com grande vontade de continuar.

As aulas ministradas na plataforma Google Meet serão gravadas e será um registro precioso desse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do livro "Habitação é central: vivências e reflexões em torno de ilhas e cortiços".

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...