universidade-cidade

Nesta página vou apresentar minhas preocupações e reflexões acerca do papel da Universidade em sua relação com a cidade, seja do ponto de vista físico-territorial, social e político.
Vou postar, portanto, tanto minhas reflexões como as contribuições de parceiros sobre esse tema.


Considerações sobre campus universitário e sua localização nas cidades

Uma discussão que tentamos pautar na UFSB, sobretudo durante o processo de escolha de dirigentes do IHAC (Instituto de Humanidades Artes e Ciências) do Campus Jorge Amado, dizia respeito à localização adequada de um campus universitário contemporâneo, levando-se em conta as questões locais e regionais onde se situa.
Defendíamos a localização das instalações dos campi nas áreas centrais das cidades-sede, especialmente Itabuna, local da reitoria da UFSB, preferencialmente ocupando vazios urbanos ou edifícios já existentes e subutilizados.
A tese defendida por Elaine Calderari, já mencionada neste blog, traz um estudo importante realizado na Holanda, publicado em 2014 por Alexandra den Heijer, no livro “The European Campus: Heritage and challenges” (disponível em https://managingtheuniversitycampus.nl/).
A Prof. Calderari resume o que o grupo de pesquisadores holandeses, concluem na pesquisa que envolveu 850 universidades européias:
"Como resultado, as pesquisas estabeleceram estratégias a serem remodeladas nos espaços físicos existentes das universidades, que visam: (1) o aumento da proximidade entre as pessoas e a densidade destas; (2) a redução de m² construídos; (3) a realização de investimento em locais de atração, sendo prioridade a utilização do patrimônio (edificios simbólicos e históricos) como marca; (4) o fortalecimento de territórios coletivos e não individuais; (5) a implementação de espaços de uso misto (flexíveis); (6) o  fortalecimento da sensação de conforto (estar em casa); (7) a personalização dos espaços pelos alunos e funcionários; (8) a criação de espaço para a exposição dos trabalhos dos alunos e para funcionários e a (9) garantia e a visibilidade dos espaços (segurança)".(HEIJER, 2016 in Calderari, 2018). (numeração e grifo nossos).

Continuaremos a explorar esse tema aqui neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do livro "Habitação é central: vivências e reflexões em torno de ilhas e cortiços".

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...