dicas de fontes de pesquisa

Nessa página você encontrará sites, blogs, vídeos e referências bibliográficas que podem ser úteis em alguns componentes curriculares que estão sob a responsabilidade do Prof. Joel.

Fontes de consulta em Arquitetura: (em atualização permanente)

Site do NOMADS.usp: Segundo a plataforma NOMADS.USP, eles têm "produzido leituras sobre a tem´tica do habitar contemporâneo, relacionando-a com diferentes áreas do conhecimento, como Arquitetura, arte, computação, demografia, design, estudos culturais, filosofia, história, mecatrônica, produção, psicologia, ciências sociais, urbanismo, entre outras". Na plataforma estão disponíveis muitos artigos e textos para donwload.

Fontes de consulta em Artes: (em atualização permanente)

Site da Enciclopédia do Itaú Cultural (SP) organizado por expressões artísticas: para quem quer uma fonte de pesquisa com verbetes mais comuns nas chamadas Artes Visuais (Arquitetura, Escultura, Pintura, Videoarte); Dança/teatro; Cinema; Literatura e Música.

Blog da Diretoria de Museus da Bahia: blog da Diretoria de Museus (DIMUS) da Secretaria de Cultura da Bahia traz informações sobre os museus mantidos pelo Governo do Estado da Bahia.

Série de vídeos do artista plástico e arte-educador Phillip Hallawell gravados para a Oficina de Desenho do Programa Revistinha da TV Cultura a partir de 1994.
Segundo a playlist disponível no Youtube,
"Esta é uma série de 23 programas, de 15 minutos de duração cada, na qual o telespectador encontrará todas as informações necessárias para o domínio da linguagem do desenho: os fundamentos do desenho, o processo criativo e o desenho da figura humana. É mostrado que o desenho é mais do que riscos sobre o papel: é a base de toda atividade visual e, como a imagem está cada vez mais presente nas nossas vidas, é importante que seja entendida por qualquer pessoa. Com essas informações, o telespectador descobrirá que poderá desenvolver sua percepção visual, estimular os atributos do lado direito do cérebro e ainda trabalhar sua expressão e criatividade através do desenho. Com prática, poderá dominá-lo e caminhar para uma expressão artística".
Vídeo 1: Philip Hallawell - À mão livre - Composição básica
Vídeo 2: Philip Hallawell - À mão livre - Proporção e eixos
Vídeo 24: Philip Hallawell - À mão livre - Figura no ambiente
Vídeo 25: Philip Hallawell - À mão livre - Figura no ambiente
Vídeo 26: Philip Hallawell - À mão livre - Figura no ambiente

Fontes de consulta em Matemática: (em atualização permanente)

Matemática do Cotidiano: site organizado pelo Prof. Antonio José Lopes [Bigode], que "é educador matemático formado no IME-USP, com mestrado em didática da Matemática pela Universidade Autônoma de Barcelona. Especialista em currículo, avaliação e metodologia da matemática é autor de livros didáticos para o ensino fundamental (EF1 e EF2) e de livros de metodologia da matemática para formação de professores; consultor de instituições como o MEC (PCN, TV Escola, PNAIC) e de SEEs e SMEs. Autor e apresentador da série Matemática em Toda Parte, da TV Escola".

EDUMATEC - Baixe programas gratuitos para aplicação em Matemática (geometria, álgebra, etc)o site EDUMATEC (Educação Matemática e Tecnologia Informática) tem como um dos objetivos a apresentação de material que trate do potencial da tecnologia informática no âmbito da educação matemática escolar. Está hospedado na UFRGS.

Site da livraria Lulu.com para aquisição gratuita de e-books: este site disponibiliza os livros de Paulus Gerdes  gratuitos e em português. Além dos Trançados Bora e dos desenhos na areia (Sona), ele disponibiliza outros livros com foco na etnomatemática.

Descobrindo a Arte da Matemática: site do projeto "Discovering the Art of  Mathematics", que, segundo sua apresentação "O projeto fornece uma riqueza de recursos para apoiar o corpo docente de faculdades no ensino de Matemática para Artes Liberais (nos EUA), incluindo uma biblioteca de 11 livros de aprendizagem baseados em perguntas, oportunidades de desenvolvimento profissional e extensos recursos de professores".


Série de vídeos que relacionam Arte e Matemática que são utilizadas em sala de aula. Programas da TV Cultura / Fundação Padre Anchieta - Ministério da Educação & Cultura - MEC (2001), vencedor de dois prêmios internacionais (Maeda e Dragão de Prata). Direção Sérgio Zeigler. Consultoria de Arte: Cacilda Teixeira da Costa. Consultoria de Matemática: Luiz Barco e Marcio Luis Ferreira Nascimento.

Arte & Matemática (1) Do zero ao infinito
Arte & Matemática (2) - Arte e números
Arte & Matemática (3) - O artista e o matemático
Arte & Matemática (4) - Da ordem ao caos
Arte & Matemática (5) - Simetria
Arte & Matemática (6) - O número de ouro
Arte & Matemática (7) - Música nas esferas
Arte & Matemática (8) - Matemática da música
- (não existe o (9))
Arte & Matemática (10) - Forma dentro da forma
Arte & Matemática (11) - Forma que se transforma
Arte & Matemática (12) - O caos
Arte & Matemática (13) - O belo

Fontes de consulta em Arquitetura e Desenvolvimento Urbano: (em atualização permanente)

Os links a seguir são úteis em materiais referentes a Habitação, Planejamento Urbano, Desenvolvimento Urbano e Regional, Mobilidade Urbana e Saneamento.

Centro de Estudos da Metrópole (CEM)  é uma instituição de pesquisa avançada em ciências sociais, que investiga temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. 


Fontes de consulta em  Informações estatísticas físicas, geográficas e populacionais: (em atualização permanente)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) além de disponibilizar os resultados dos Censos e de outras levantamentos periódicos, criou interessantes plataformas interativas de pesquisa de dados voltadas à educação básica, como:

IBGE - "7 ao 12"  (Aqui você encontra informações interessantes e curiosas sobre o Brasil e os brasileiros. Tem também: brincadeiras, mapas, material para pesquisa e muito mais. Tudo feito pelo IBGE para quem tem de 7 a 12 anos.)
IBGE: Vamos contar? (Segundo o IBGE, o "Vamos Contar" é o ponto de encontro do IBGE com os educadores. Este é um site pensado para oferecer informações atualizadas sobre o Brasil por meio de atividades e recursos para as aulas.

Fontes de consulta em  Mídias digitais voltadas à educação, metodologias ativas em ambiente da WEB. (em atualização permanente)

Educação Transformadora é um site disponibilizado pelo Prof. José Moran que foi um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro da USP (1989) e coordenou alguns programas de educação híbrida (blended learning) e à distância. Possui várias publicações e vídeos no Youtube com apresentação de recursos destinados a professores e gestores educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do livro "Habitação é central: vivências e reflexões em torno de ilhas e cortiços".

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...