20 maio 2020

Em Ilhéus e Itabuna existem canais para prática solidária durante a pandemia da COVID19

Muitas pessoas querem participar de ações solidárias com doações e práticas de voluntariado e encontram dificuldades para descobrir canais que, nessa condição de isolamento social e quarentena que nos encontramos, possam ser alcançados para oferecer ajuda.

Procurando esses canais digitais, localizei dois blogs que reuniram iniciativas locais e, acredito, podem fazer chegar os eventuais auxílios até quem precisa.

Itabuna do bem, por exemplo, apresenta (20/mai/20) na aba 'Instituições' 16 entidades que atuam desde a oferta de educação musical para crianças, a capacitação profissional de mulheres, o apoio à população em situação de rua, idosos e pessoas com deficiência e ainda a adoção de animais.

Já o Instituto Nossa Ilhéus, se associou a um conjunto de movimentos, organizações e coletivos que divulgam projetos e ações reunidos por 100 Organizações Não-Governamentais brasileiras no site Sociedade contra o Corona. A plataforma traz, por exemplo, as iniciativas do Instituto Marielle Franco e o Favela em Pauta, com o Mapa Corona nas Periferias.

Acredito que é uma ótima oportunidade para fortalecer no Brasil o voluntariado e os esforços da sociedade civil, a despeito dos péssimos exemplos dados pelo governo federal em nosso país.

O engajamento dos estudantes da UFSB em apoio a entidades de sua própria escolha, ou a criação de iniciativas próprias, pode retribuir o que a população brasileira investe financiando seus estudos na universidade pública.


Um comentário:

Lançamento do livro "Habitação é central: vivências e reflexões em torno de ilhas e cortiços".

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...