23 março 2020

O coronavirus está chegando no sul da Bahia: como manter as aulas na universidade?

O COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) dispensa apresentação e descrição pormenorizada neste blog.
São muitas as incertezas que pairam sobre seu controle, mas ele está no sul da Bahia, com indicadores de crescimento que assustam agentes de saúde pública, gestores municipais e toda a população, especialmente a mais pobre e que deve ser mais atingida seja em seus aspectos de saúde ou em suas consequências econômicas.
Há muitas fontes de informação corretas que podem ser acessadas para nos preparar e atuar combatendo a pandemia. Por esse motivo, este blog não se manifestará regularmente a respeito, limitando-se a ajudar na divulgação de fontes confiáveis de informação para que não nos entreguemos às 'fake news' que brincam com a vida dos brasileiros.
Na UFSB as aulas foram suspensas por tempo indeterminado desde 18 de março (Portaria da Reitoria nº 163/2020).
Aos nossos estudantes, com a justificativa de que nem todos possuem acesso a equipamentos de informática e à internet, foram dispensadas as aulas, eliminando-se a possibilidade de encontros não-presenciais, decisão com a qual não concordo, mas devemos aquiescer. Sabemos da possibilidade de construir redes de educação por web-conferência e, na minha opinião, UFSB já atingiu maturidade para funcionar com a oferta dos Componentes Curriculares de modo não-presencial.
Durante o período de isolamento social a melhor, talvez a única, recomendação à comunidade acadêmica é continuar mobilizada em ações solidárias a grupos mais fragilizados na sociedade (indígenas, idosos e moradores de bairros mais adensados e pobres) e desenvolvendo atividades acadêmicas de pesquisa e extensão.
Convidamos nossos leitores a acompanhar as notícias do NEIC - Núcleo de Estudos e Intervenções nas Cidades, onde deverão aparecer também formas de mobilização e engajamento em atividades que discutam, reflitam e proponham soluções para as desigualdades nas cidades, que se agudizam, durante essa pandemia do Coronavirus.
A seguir, seguem alguns links de sites que trazem informações corretas em relação à pandemia:
Por fim, estudante da UFSB, peço que faça o maior esforço possível para FICAR EM CASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do livro "Habitação é central: vivências e reflexões em torno de ilhas e cortiços".

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...