15 novembro 2019

Seminário "At the frontiers of the urban", em Londres, discute as diferentes concepções sobre fronteiras.

"At the frontiers of the urban: thinking concepts & practices globally", realizado pelo Urban Laboratory da University College of London (UCL) de 10 a 12/nov., é o nome do seminário em que apresentei o resultado parcial da pesquisa de pós-doutorado.
"As sociedades urbanas estão passando por imensas mudanças; como os conceitos e práticas urbanas estão respondendo? Esta conferência procura estimular novas conceituações do urbano, convocando bolsas de ponta e diálogo ressonante com experiências urbanas distintas, especialmente aquelas que estão além do coração euro-americano convencional dos estudos urbanos, mas com escopo para alcançar diferentes contextos.

Alguns pontos de partida serão: como a terra, o investimento, as finanças, a lei e o estado estão remodelando os espaços urbanos ; ou como processos de reprodução da vida cotidiana, política de identidade, mobilização popular e contestação estão refazendo experiências urbanasou como os desafios da urbanização, como mudanças climáticas, dados, saúde, habitação e pobreza, estão redefinindo o futuro urbano." (Disponível em: <https://www.ucl.ac.uk/urban-lab/events/2019/nov/frontiers-urban-thinking-concepts-and-practices-globally, acesso em 12 nov 2019).
Seria impossível resumir a riqueza e intensidade de experiências expostas por pesquisadores e especialistas acadêmicos e multi-profissionais das cidades, vindos de 39 países, reunidos em dezenas de seções. Por isso recomendo o acesso aos resumos das comunicações que foram disponibilizadas pela coordenação do Seminário no link acima.
Gostaria de registrar a minha participação em uma seção entitulada: "Designing Urbanisms".


Nesta mesa, coordenada pela Prof. Peg Rawes, da Bartlett School of Architecture da UCL, com os comentários da Dra. Clare Melhuish, coordenadora do Urban Laboratório e desse Seminário, teve a apresentação de quatro trabalhos:
"Negotiating developmebt in the fragmented metropolis: architecture", de Lara Belkind, da Columbia University, Paris.
"Language as a Construction Site. Fictional Geographies and Urban Typologies of Real Estate Advertising", de Marija Maric, do Institute for the History and Theory of Architecture, ETH Zürich. 
"Geography and Identity—Designing for emerging cities", de Nicholas Choy do Escritório Allies and Morrison. 
"Socio-environmental indicators and the role of the University as an anchor in the process of urban regeneration: the case of the Federal University of Southern Bahia’s (Brazil) rural campus", Joel Felipe, Visiting Research Fellow, UCL Urban Laboratory e professor da UFSB.

Peg Rawes, Joel Felipe, Marija Maric, Lara Belkind, Clare Melhuish e Nicholas Choy
As trocas foram muito interessantes, relacionadas à ação da arquitetura e do urbanismo em sua atuação do mercado (renovação urbana e marketing imobiliário no projeto Belgrado Waterfront, por Marija, e habitação de renda média em três cidades do oriente médio, por Nicholas); e do Estado (o plano rodo-ferroviário Grand Paris Express do Governo federal francês, por Lara; e o meu sobre o papel de um empreendimento público (a Universidade Federal do Sul da Bahia) e os seus impactos na regeneração urbana em Itabuna).
Para acesso ao artigo que apresentei basta clicar: em português ou em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do livro "Habitação é central: vivências e reflexões em torno de ilhas e cortiços".

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...