11 março 2019

Discutir o Antropoceno em UCP (Universidade e o Contexto Planetário)

Nas aulas do CC - Universidade e Contexto Planetário temos conversado sobre o Antropoceno.
Esse nome foi dado por cientistas que têm proposto à comunidade científica internacional a tese de que o planeta Terra já entrou em uma nova era geológica, denominada “Antropoceno”.
Ela teria deixado para trás o Holoceno, e seu início seria marcado pela revolução industrial, na passagem do século XVIII para o século XIX, mas acelerado por volta de 1950, após a detonação da bomba atômica pelos norte-americanos em Hiroshima no Japão (1945), e a aceleração dos ciclos de exploração mineral, especialmente de combustíveis fósseis (petróleo) e o carvão mineral.
Em grande medida, se justificaria pela enorme capacidade de transformações físico-geológicas que o ser humano iniciou ao promover imensos movimentos de massa terrestre na exploração mineral, agropastoril, com enormes consequências na crise hídrica, e que estamos em processo de provocação da alteração de camadas geológicas já equiparável a de outros eventos que demarcaram mudanças profundas no planeta Terra há milhões de anos.


Fonte: Revista Ciência Hoje, v.48, p:40 , jul. 2011

O tema ainda é controverso e não consensual e tem tido contribuições de várias áreas da ciência.
Para auxiliar o debate em sala de aula recomendamos a visita a uma sistematização de textos de apoio, artigos e vídeos compilados e disponibilizados pelo Prof. Dr. José Eli da Veiga (USP) que tem vasta produção acadêmica sobre esse tema.

Para aprofundar os estudos, portanto, recomendo a visita ao Material de pesquisa sobre o ANTROPOCENO (Prof. José Eli da Veiga). Desejo aos leitores ótimo aprofundamento no tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do livro "Habitação é central: vivências e reflexões em torno de ilhas e cortiços".

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...