14 março 2019

Entendendo a crise ambiental por pontos de vista antagônicos.

No debate realizado em sala de aula de UCP em 12/3/19, fizemos uma dinâmica riquíssima em que todos os estudantes da turma se pronunciaram a respeito do tema: Crise ambiental e antropoceno.
A dinâmica transcorreu a partir da divisão de grupos que tiveram a orientação de assistir dois vídeos/filmes que expusessem uma narrativa com posicionamentos sobre a questão ambiental sobre o ponto de vista que enquadramos em ambientalistas, céticos e indecisos.
Os vídeos disponibilizados foram:

Para o grupo "ambientalista":
  • Vídeo 1: “Mudanças do clima, mudanças de vidas”, do Greenpeace Brasil, de 2006, 51 min. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=-xUt31hgYKQ > Acesso em 5 mar. 2019. Duração: 51 min.
  • Vídeo 2: “Uma verdade inconveniente”, de Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA (1993-2001), que dá origem a uma série de reações internacionais que discutem o aquecimento global e as mudanças climáticas. Disponível para locação na Google Play.
Para o grupo "cético":
Para o grupo de "indecisos":
  • Vídeo 1: “Cowspiracy: O segredo da sustentabilidade (dublado)". (2014, EUA, Kip Andersen e Keegan Kuhn). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=5ATRlfHSgHM > Acesso em 5 mar. 2019. Duração 1h30 min.
  • Vídeo 2: Palestra da Profª. Dra. Cilene Victor da Silva, da Fundação Casper Líbero, que discute o filme “Uma verdade inconveniente”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M9cK5VkgI6E. Duração: 1h22 min.
Não houve a intenção de direcionar a formação de opinião entre os estudantes e observou-se um debate aberto, embora tendendo à visão hegemônica da vertente ambientalista.
Prevaleceu, na minha observação, a compreensão de que os consensos em ciências são difíceis, ou como descreveu a professora e jornalista Cilene Silva no vídeo exibido: "a ciência tem duas características básicas: é imprecisa e divergente".
Isso explica a limitada possibilidade da obtenção de consensos em relação às ações humanas como únicas responsáveis pelas mudanças climáticas. Entretanto, os interesses econômicos advindos de ambas as interpretações antagônicas entre si, acredito, foram apresentadas e assimiladas.
Acompanhe nos blogs dos estudantes o que eles concluíram.
A seguir, algumas imagens da preparação para o debate:

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