A dinâmica transcorreu a partir da divisão de grupos que tiveram a orientação de assistir dois vídeos/filmes que expusessem uma narrativa com posicionamentos sobre a questão ambiental sobre o ponto de vista que enquadramos em ambientalistas, céticos e indecisos.
Os vídeos disponibilizados foram:
Para o grupo "ambientalista":
- Vídeo 1: “Mudanças do clima, mudanças de vidas”, do Greenpeace Brasil, de 2006, 51 min. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=-xUt31hgYKQ > Acesso em 5 mar. 2019. Duração: 51 min.
- Vídeo 2: “Uma verdade inconveniente”, de Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA (1993-2001), que dá origem a uma série de reações internacionais que discutem o aquecimento global e as mudanças climáticas. Disponível para locação na Google Play.
- Vídeo 1: Entrevista com o jornalista Richard Jakubaszko. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=yNLgk5y9JCA > Acesso em 5 mar. 2019. Duração: 24 min.
- Vídeo 2: “A grande farsa do aquecimento global” (The Great Global Warming Swindle). Documentário de Martin Durkin, 2007. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tpvpiBiuki4 > Acesso em 5 mar. 2019. Duração: 1h13min.
- Vídeo 1: “Cowspiracy: O segredo da sustentabilidade (dublado)". (2014, EUA, Kip Andersen e Keegan Kuhn). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=5ATRlfHSgHM > Acesso em 5 mar. 2019. Duração 1h30 min.
- Vídeo 2: Palestra da Profª. Dra. Cilene Victor da Silva, da Fundação Casper Líbero, que discute o filme “Uma verdade inconveniente”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M9cK5VkgI6E. Duração: 1h22 min.
Prevaleceu, na minha observação, a compreensão de que os consensos em ciências são difíceis, ou como descreveu a professora e jornalista Cilene Silva no vídeo exibido: "a ciência tem duas características básicas: é imprecisa e divergente".
Isso explica a limitada possibilidade da obtenção de consensos em relação às ações humanas como únicas responsáveis pelas mudanças climáticas. Entretanto, os interesses econômicos advindos de ambas as interpretações antagônicas entre si, acredito, foram apresentadas e assimiladas.
Acompanhe nos blogs dos estudantes o que eles concluíram.
A seguir, algumas imagens da preparação para o debate:
Nenhum comentário:
Postar um comentário