06 fevereiro 2019

Universidade se prepara para intervir em Contexto Planetário

CC da UFSB encerra um ciclo de formação dos ingressantes em 2018

No início de fevereiro tiveram início sete novas turmas do CC Universidade e Contexto Planetário no Campus Jorge Amado da UFSB.
As experiências que tenho tido com esse Bloco Temático, que inclui ainda o CC - Universidade e Sociedade e  o CC - Universidade e o Desenvolvimento Regional e Nacional, apontam para um crescente entendimento dos estudantes em relação ao papel da universidade na leitura e compreensão do mundo e como funcionam os mecanismos que perpetuam os problemas sociais como o aumento da desigualdade de renda e a crise ambiental.
O Componente Curricular, em resumo, propõe como objetivos:


  • Refletir sobre questões relacionadas à sustentabilidade e as desigualdades no contexto planetário, por meio de conceitos, fenômenos e características estruturantes da contemporaneidade.
  • Refletir sobre diferentes projetos de futuro em disputa, tensionados pela crise sistêmica do capitalismo tardio e pela demanda planetária por equidade e sustentabilidade.
  • Refletir sobre a posição e o papel da(s) Universidade(s) diante dessa crise sistêmica.
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de planejar uma intervenção coletiva (no espaço compreendido entre os vértices ensino-pesquisa-extensão) em algum contexto social, local ou regional, relevante no contexto planetário, em diálogo com os temas estudados. (Plano de Ensino-Aprendizado do CC-UCP, v. 2019)
Localização do Bairro Nova Esperança, local escolhido para trabalho final de intervenção das turmas dos Profs. Gustavo, Humberto, Jomar e Joel.

Em 2017.1, última vez que eu ministrei esse CC, as atividades de todas as turmas foram conhecidas em um Feira do Contexto Planetário, realizado em 10 de junho de 2017 e demonstrou enorme maturidade e compromisso dos estudantes com a pesquisa de campo, no nosso caso no Bairro Nova Esperança em Ferradas, e as propostas de intervenção. Seguem algumas imagens da Feira.


2 comentários:

  1. Do lado de cá, em Ilhéus, estamos seguindo com um projeto para a aldeia Tucum!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber que você estão preparando a pesquisa para posterior diagnóstico e proposta de intervenção, Márcia.
    Gostaria de ver publicado todo o processo no teu blog (https://oxxent.blogspot.com/). E depois conhecer os trabalhos finais do CUNI-Ilhéus na Feira de UCP no final do quadrimestre.

    ResponderExcluir

Lançamento do livro "Habitação é central: vivências e reflexões em torno de ilhas e cortiços".

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...