27 abril 2018

Prof. Bigode, da série "Matemática em toda parte" apresentou suas ideias na UESC

O professor e pesquisador Antonio José Lopes, conhecido como Bigode, educador matemático formado no IME-USP, com mestrado em didática da Matemática pela Universidade Autônoma de Barcelona, bastante conhecido como autor e apresentador da série da TV Escola "Matemática em toda parte" esteve na UESC no dia 23/4 apresentando suas pesquisas relacionadas à educação matemática a professores e estudantes da pós-graduação da UESC e da UFSB.
Nas aulas do Bloco Temático Linguagem Matemática e Científica nós usamos constantemente os programas produzidos por Bigode, especialmente aqueles voltados à Arte e Música e Matemática.
Na palestra ele criticou e apontou as falhas do processo de ensino de matemática na educação básica, que é facilmente identificável no ensino superior, guiados pela ultrapassada linha do MMM (Movimento da Matemática Moderna).
Segundo Bigode, o MMM se pauta pelo "ensino desprovido de significados", pois insiste na fragmentação da educação e da educação matemática, investindo no que chama de matemática-caixa-preta, misteriosa e indecifrável. Seu questionamento está na afirmação de que "saber matemática é saber fazer conta" e que temos de enfiar "goela-abaixo" dos estudantes os artifícios sem significados a eles, sobre os objetivos daquilo que se ensina, sem qualquer identificação com os sujeitos que aprendem e sua realidade cotidiana.
Ele defende o MEM (Movimento de Educação Matemática), cujas origens remontam a Haus Freudenthal (1905-1990), que apresenta a matemática como uma atividade humana que deve estar baseada na compreensão e resolução de problemas, a chamada Matemática Realística.
O Prof. Bigode, ao manter o site voltado para a Matemática e Cotidiano, mostra-nos exemplos que podemos adotar para uma matemática com significado para as pessoas e, especialmente, aos estudantes da UFSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do livro "Habitação é central: vivências e reflexões em torno de ilhas e cortiços".

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...