10 abril 2018

PMC em Artes: descobrindo e discutindo a proporção áurea.

Muito polêmica no campo das Artes, especialmente nas artes visuais, está a exploração das chamadas "proporções áureas", o "numero de ouro", representado por diversos conceitos sobre proporções e por uma letra grega não tão famosa quanto o Pi (𝝿), ou seja, o número Phi (𝞍), equivalente a 1,618.
Uma apresentação histórica de seu surgimento e uso pode ser visto no programa da TV Cultura (vídeo Arte & Matemática - 06 - O Número de Ouro).
Com aproximação com os estudos de Leonardo da Vinci, que resultaram no Homem Vitruviano, a proporção áurea atravessou séculos e ainda hoje é aplicada por especialistas, ainda que ignorada pela maioria das pessoas.
Há diversas aplicações na Arquitetura, Pintura e até na Música. Nos dias atuais alguns designers a usam como inspiração na criação de logomarcas.
No CC Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Artes construímos com os estudantes alguns Pentagramas, uma das muitas aplicações do "número de ouro" e refletimos com nossos estudantes as suas aplicações práticas.
A seguir algumas imagens da turma trabalhando. Se você tem uma opinião sobre a "Proporção Áurea" e as suas aplicações ao longo da história da arte e na atualidade, acesse os blogs dos estudantes de PMC Artesos e deixe um comentário, aqui, ou em cada blog!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do livro "Habitação é central: vivências e reflexões em torno de ilhas e cortiços".

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...