01 junho 2021

CC discute as Relações Sociais e Políticas na Contemporaneidade

 No momento atribulado, esquisito e, muitas vezes, incompreensível em que estamos vivendo nesses idos de 2021, ministrar o componente curricular Relações Sociais e Politicas na Contemporaneidade, traz para mim e os estudantes de duas turmas da UFSB uma oportunidade de estudar e tentar entender o mundo contemporâneo sob a lente de alguns pensadores que tratam dos subtemas aqui implícitos.

Para nos acompanhar teremos os autores Eric Hobsbawm, Norbert Elias, Guy Debord, Zygmunt Bauman, André Lemos e Carla Akotirene:

 Durante o quadrimestre estudaremos alguns dos temas previstos na ementa do CC: Questões sociais, culturais e políticas do pensamento social contemporâneo; Relação indivíduo e sociedade; Igualdade e diferença; Identidades e alteridades; Marcadores sociais da diferença: gênero, classe e raça; Dominação, poder e violência simbólica; Modernidade e pós-modernidade; Democracia e pensamento pós-colonial; Genealogia do Poder e Biopolítica.

Junto a esses temas inserimos as novas possibilidades de interações sociais e políticas no contexto da cibercultura. São autores e textos dificeis mas necessários para nos auxiliar nesse debate. Vamos lá, estudantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do livro "Habitação é central: vivências e reflexões em torno de ilhas e cortiços".

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...