No momento atribulado, esquisito e, muitas vezes, incompreensível em que estamos vivendo nesses idos de 2021, ministrar o componente curricular Relações Sociais e Politicas na Contemporaneidade, traz para mim e os estudantes de duas turmas da UFSB uma oportunidade de estudar e tentar entender o mundo contemporâneo sob a lente de alguns pensadores que tratam dos subtemas aqui implícitos.
Para nos acompanhar teremos os autores Eric Hobsbawm, Norbert Elias, Guy Debord, Zygmunt Bauman, André Lemos e Carla Akotirene:
Durante o quadrimestre estudaremos alguns dos temas previstos na ementa do CC: Questões sociais, culturais e políticas do pensamento social contemporâneo; Relação indivíduo e sociedade; Igualdade e diferença; Identidades e alteridades; Marcadores sociais da diferença: gênero, classe e raça; Dominação, poder e violência simbólica; Modernidade e pós-modernidade; Democracia e pensamento pós-colonial; Genealogia do Poder e Biopolítica.
Junto a esses temas inserimos as novas possibilidades de interações sociais e políticas no contexto da cibercultura. São autores e textos dificeis mas necessários para nos auxiliar nesse debate. Vamos lá, estudantes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário