12 abril 2021

Palestra na FauMack discute o papel do arquiteto na sociedade

A convite do professor e arquiteto Celso Sampaio, estive no dia 8 de abril palestrando em uma aula da disciplina 'Tópico especial: habitação é central' da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Celso é responsável pela disciplina junto com os professores Débora Sanches e Paulo Buarque. 

O tema da aula foi "Arquitetos militantes e assessorias técnicas", conforme o card abaixo.



Tratava-se de apresentar algumas experiências de projetos, obras e concepções de políticas públicas em arquitetura e urbanismo, fruto de nosso trabalho na AD - Ação Direta - Assessoria em Habitação aos Movimentos Populares, de 1989 a 1993. A apresentação "Habitação é Central. O arquiteto em atuação (multidisciplinar) em arquitetura participativa e extensão universitária", que foi utilizada nessa aula está disponível.

Foi uma oportunidade de rever um grande amigo do período de intenso trabalho técnico como arquitetos engajados, ou militantes, que na atualidade seriam conhecidos como "ativistas".

Para a aula, convidamos Flora Tavares e Luísa Carvalho, do Coletivo Trama, para apresentarem aos estudantes e professores da FauMack a interessantíssima e relevante plataforma PIPOCO.

Esse projeto é fruto de uma colaboração do Trama com o grupo de pesquisa Lugar Comum do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, que desenvolveu uma plataforma ON LINE com o objetivo de mapear conflitos em Salvador de maneira colaborativa, apresentando mapeamentos e informações sobre conflitos sociais que ocorreram ente 2013 e 2020 na capital baiana. São registros de populações que foram afetadas por grandes intervenções urbanas, notadamente pela Parcerias Público-Privadas (PPPs) promovidas pelo poder público municipal ou estadual.

Vale muito a pena conhecer, divulgar e replicar essa inciativa. Trata-se de uma prática contemporânea militante, ou ativista, de caráter fortemente transdisciplinar e que deveria ser inserida na atuação das/os arquitetas/os e urbanistas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do livro "Habitação é central: vivências e reflexões em torno de ilhas e cortiços".

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...