30 maio 2019

Pesquisa de pós-doutorado discutirá o papel dos campi universitários como âncora de processos de regeneração urbana

Em junho de 2019 eu darei início a uma pesquisa que pretende contribuir para o pensamento e a prática em intervenções urbanas de profissionais que lidam com o desenvolvimento urbano, além de auxiliar gestores públicos, tanto universitários quanto das cidades onde se implantam os campi universitários, a operar com uma visão mais crítica sobre o papel desses empreendimentos para o presente e o futuro de nossas cidades e regiões.
A pesquisa começa por indagar:

  • Qual a contribuição que as novas universidades brasileiras, a partir da década de 2000, têm trazido para as cidades e o território com a implantação de seus novos campi universitários?
  • Estarão os gestores, a comunidade acadêmica e a sociedade local cientes do papel que equipamentos urbanos do porte de uma universidade podem desempenhar na ocupação de espaços urbanos?
  • As morfologias urbanas que acentuam o espraiamento das cidades com a intensificação da expansão urbana são perceptíveis pelos diversos atores envolvidos? Se são percebidos, esses atores possuem a dimensão exata das consequências relacionadas aos investimentos públicos, às dificuldades de apropriação social do equipamento público?
  • É possível definir indicadores relacionados à sustentabilidade socioambiental, tomando como exemplo a pegada de carbono de uma universidade, considerados os atores dela constituintes?
  • O discurso da sustentabilidade, das ações de mitigação de eventuais danos ambientais estão assimilados e têm efeito prático para as comunidades acadêmicas?
Para desenvolver estas e outras questões relacionadas à responsabilidade da universidade pública em se constituir como modelo, um espelho para a sociedade que a sustenta e é sua própria razão de existência, dei início à pesquisa intitulada:

"Campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (Brasil): indicadores socioambientais e o papel da universidade como âncora no processo de regeneração urbana. Perspectiva comparada com estudos de casos internacionais da UCL - University College of London (Londres, Inglaterra) e o caso nacional da UFABC - Universidade Federal do ABC (Santo André, São Paulo)".



Esta pesquisa será desenvolvida como um Estágio Pós-doutoral sob a supervisão, na UFABC, do Prof. Dr. Francisco Comarú do LABJUTA (Laboratório de Justiça Territorial); e, na UCL, da Prof. Dra. Clare Melhuish, do Urban Laboratory da Bartlett School of Architecture.

Pretendo publicizar algumas atividades e conclusões durante o desenvolvimento dessa pesquisa. Ficarei feliz em interagir com estudantes e colegas docentes da UFSB e de outras instituições sobre as postagens deste tópico.

2 comentários:

  1. Arrasa demais! Sucesso nessa nova jornada! Abraço! Cá estamos com saudades!!!

    ResponderExcluir
  2. gostei da temática e quero saber como anda a pesquisa?

    ResponderExcluir

Lançamento do livro "Habitação é central: vivências e reflexões em torno de ilhas e cortiços".

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...