Após apresentar aos estudantes do CC como seria desenvolvido esse componente curricular, compartilhado com a prof. Jannaina Velasques, e seguindo o roteiro que definimos para o acolhimento dos novos alunos no reino da matemática diferente, eles - em duplas - confeccionaram as mariposas, assim denominadas nos estudos do matemático Paulus Gerdes, que são objeto de reflexão no início do curso.
Essa atividade, que procura aproximar os estudantes que se distanciam, ao longo do ensino básico, do fazer e do gostar de matemática, geralmente por não verem sentido no desfile de fórmulas que são obrigados a decorar para "passar de ano", são convidados a espacializar a matemática, com expressão no plano e princípios de geometria e álgebra. Mesmo que nem se lembrem do que significam essas duas áreas da matemática.
Foram apresentadas as possibilidades dos estudantes terem acesso gratuitamente aos livros de Paulus Gerdes (dica para todos que nos leem nesse blog), por meio do
Site da Livraria Lulu.com onde todos podem se cadastrar e baixar legalmente os maravilhosos livros de Gerdes, como:"Geometria e cestaria dos Bora na Amazônia peruana".
Segue uma pequena galeria de atividade em sala de aula:
Nenhum comentário:
Postar um comentário