Conforme pactuação com a turma em sala de aula, foram formadas as duplas e trio para o desenvolvimento dos trabalhos finais sobre o "Estudo de Viabilidade de um Campus Universitário: o caso do CJA na CEPLAC/Ilhéus".
Foi utilizada a metodologia da Prof. Dra. Elaine Calderari, da Universidade Federal de Uberlândia, que organiza as leituras segundo as cinco DIMENSÕES:
1) Pública: que avalia o papel da universidade, o espaço como território público, a mobilidade (direito de ir e vir) sustentável e o dimensionamento da universidade em relação aos recursos humanos e materiais.
2) Política: que analisa o papel do poder público (federal/estadual/municipal) no ordenamento do território; perspectiva do poder público em relação à cidade; conflitos de interesses com a política local e regional; intervenções públicas (rearranjos urbanísticos) para aproveitamento do projeto.
Palestra por webconf com a Prof. Elaine Calderari cuja metodologia foi utilizada para a realização do trabalho final do CC |
4) Social: que acompanha os processos participativos; interatividade e identidade com a sociedade; aproximação dos desejos e anseios da sociedade; apropriação do projeto/processo e do espaço como urbano e coletivo.
5) Ambiental: que checa os discursos e práticas ambientais "verdes", e ecológicas; relação da universidade como modelo de sustentabilidade para a sociedade.
Os resultados dos trabalhos foram muito bons e estão disponíveis para consulta: Revista “Estudo de viabilidade de um campus universitário: o caso do Campus Jorge Amado da UFSB na CEPLAC (2015-...)
As equipes apresentaram os conceitos das DIMENSÕES que estavam sendo analisadas, apresentando o campus da UFSB naqueles aspectos que a dimensão estudada pretendia analisar. Também foram descritas em quais condições (ideais e reais) em que o campus está (rá) sendo implantado, e a elaboração da conclusão da equipe a respeito do capítulo elaborado, apontando aspectos positivos e/ou negativos. Por fim, deveriam apontar possíveis sugestões para o desenvolvimento de curto, médio e longo prazo.
Para acompanhar as reflexões dessa turma, recomendo o acesso aos seus blogs acadêmicos individuais, acessando o link: Blogs das turmas de 2018.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário