20 fevereiro 2018

Blog e Diário de Bordo no meio acadêmico: como e porquê fazê-los?

Tendo se iniciado um novo ano acadêmico na UFSB, solicitamos aos estudantes inscritos nos Componentes Curriculares por nós ministrados, que criem ou utilizem seus blogs acadêmicos para postar registros regulares de suas atividades realizadas durante o quadrimestre.
A exigência da criação e manutenção de um blog individual causa, quase sempre, reações que vão da surpresa, ao medo e à indignação de se ser obrigado a fazer um registro público das anotações de aula e de campo, um "diário de bordo", pela ausência de um sistemático uso dessa ferramenta pedagógica no ensino superior e, em especial, nessa jovem instituição universitária que é a UFSB.
Esse "edublogueiro" que aqui escreve produziu um breve texto em que justifica a necessidade e a potência dessa ferramenta enquanto registro da trajetória acadêmica do estudante universitário, texto este que foi disponibilizado em 2017 a todos os estudantes inscritos em seus Componentes Curriculares.
O objetivo é que se aprofundem as ideias em torno da retomada da proposta que esteve na origem da UFSB quando, em setembro de 2014, logo no início das primeiras turmas, se propunha a constituição de docentes tutores de alunos em Atividades de Orientação Acadêmica.
Acompanhem os nossos argumentos e orientações baixando o texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do livro "Habitação é central: vivências e reflexões em torno de ilhas e cortiços".

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...