31 julho 2023

Semana da Habitação promovida pelo CAU-BR tem participação do Projeto Gogó da Ema

O evento foi promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) de 25 a 29 de julho em Aracaju/Sergipe.
A edição marcou os quinze anos da Lei nº 11.888/08, conhecida como Lei da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS). 
Profissionais de Arquitetura e Urbanismo, gestores públicos, universidades e movimentos sociais puderam avaliar os avanços e projetar soluções para a plena aplicação da lei, que procura assegurar moradia digna à população de baixa renda no Brasil. 
Participamos do painel final denominado: Operando a ATHIS com ações concretas: ensino e pesquisa em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), apresentando as estratégias metodológicas utilizadas para a formação e capacitação em ATHIS por meio do Curso de Extensão em ATHIS e Direito à Cidade no Projeto do Gogó da Ema.

Participantes do painel de ensino e pesquisa (da esq. para a dir.): Josélia Alves (CAU-BR), Márcio Costa (UFSergipe), Ângela Gordilho (RAU+E, UFBA), Liza Andrade (RCTS/UnB), Nirce Medvedovski (UFPel), Ana Luiza (EMAU Trapiche/UFSergipe) e Joel Felipe (NEIC/UFSB)

No evento foi apresentada ainda a  Pesquisa desenvolvida em colaboração com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) para subsidiar a criação de um fundo nacional de ATHIS.
Entre as boas práticas de projetos desenvolvidos em parceria com o CAU-BR e os CAUs estaduais, foi possível apresentar o Projeto de Reabilitação Urbana e Ambiental (R.U.A.) Gogó da Ema (Itabuna/Bahia).
Desenvolvido sob nossa coordenação e publicado no Portal do NEIC e no Perfil do Projeto Gogó da Ema no Instagram, o projeto apresentou suas similaridades e singularidades contribuindo para a reflexão sobre o avanço e potencial da Lei de ATHIS na região Sul da Bahia.

O Ministério das Cidades esteve representado pelo Arq. Flávio Brasileiro que apresentou um esboço do Programa Periferia Viva que pretende financiar intervenções nos maiores aglomerados urbanos brasileiros por meio da realização de parcerias com entidades de assessoria técnica organizadas como Organizações da Sociedade Civil (OSC).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do livro "Habitação é central: vivências e reflexões em torno de ilhas e cortiços".

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...