09 outubro 2017

Vem aí a numeração Maia, o estudo de Sistemas de Numeração de base 20 e outras práticas de Matemática no cotidiano de várias civilizações.

Também pertencente ao Bloco Temático Matemática e Raciocínio Computacional, o CC Matemática e Cotidiano dá sequencia à linha estratégica iniciada com Matemática e Espaço, procurando desmitificar a matemática como uma disciplina que só é acessível e possível de sucesso a  iluminados e garotos e garotas geniais.
Não. Matemática não é o "bico-de-sete-cabeças" da educação básica!
Aqui, se simplifica o discurso procurando aproximar os estudantes do contexto histórico em que os conhecimentos matemáticos foram sendo criados e desenvolvidos, desde a criação de símbolos escritos, desenhados, esculpidos, e concebidos para contar, agrupar, e atender as necessidades concretas da organização humana em sociedade - sobrevivência da espécie, comércio - até o surgimento dos sistemas de numeração.
O CC, ao estudar o sistema vigesimal Maia ( 3 símbolos geniais e surpreendentemente organizados na base 20), com os estudantes, rompe a organização tradicional que usa somente a base decimal comum ao mundo ocidental na atualidade.
Os exercícios lúdicos de representar, somar, subtrair com pontos, barras e conchas, são necessários para que prepare os estudantes também para compreender a base Binária, Octal, Hexadecimal, enfim, aproximando a Matemática da linguagem computacional.
Sistemas de orientação (ângulos), calendários e medidas de precisão também são objeto de estudo nesse Componente Curricular.


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