Adições e acréscimos em uma forma geométrica que pavimenta um plano (polígonos como os quadrados, triângulos e hexágonos, mas não todos os polígonos), mostra que, no final, outras formas geométricas que resultam também pavimentam, ladrilham o plano.
Esse conceito foi apresentado a partir da edição de um quadrado com 10 cm de lado, que gerou uma hélice, que também pavimenta o plano.
Penso que a atividade manual - não usual em uma aula de matemática especialmente no ensino superior quando comumente se sobrecarrega o estudante universitário de listas e mais listas de exercícios - leva à descoberta para o uso da matemática, nesse caso da geometria, para a redescoberta de relações da matemática no uso cotidiano e arte.
Os estudantes da turma da sede se concentraram como nas fotos a seguir.
Páginas
- Página inicial
- Blogs turmas 2023.1
- blogs turmas 2021.3
- blogs turmas 2021.2
- blogs turmas 2021.1
- blogs turmas 2020.1
- blogs turmas 2019.1
- blogs turmas 2018.3
- blogs turmas 2018.2
- blogs turmas 2018.1
- blogs turmas 2017.2
- universidade-cidade
- Conheça o NEIC-UFSB
- publicações para download
- dicas de fontes de pesquisa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lançamento do livro "Habitação é central: vivências e reflexões em torno de ilhas e cortiços".
Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...
-
Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie o...
-
Este 22 de março foi marcado pelo lançamento do livro "Universidade popular e encontro de saberes" (Edufba/2021), em evento ON LIN...
-
Esse Componente Curricular (CC) Universidade e Sociedade, em andamento na UFSB desde setembro de 2014, vem com alguns objetivos audaciosos: ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário